Dia Mundial da Hipertensão – Prevenir é mais fácil do que tratar!

Retinopatia Diabética
Anualmente, a 17 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão, com o objetivo de sensibilizar a população para esta doença, para as suas consequências e para a sua prevenção.

 

A Hipertensão é uma doença crónica que afeta, atualmente, cerca de um quarto da população portuguesa.

 

O risco para a nossa saúde resulta do facto de ser uma doença que, nas fases iniciais, não dá sintomas. Com a hipertensão, os vasos sanguíneos vão-se alterando, levando posteriormente ao surgimento de diversas doenças como o enfarte do miocárdio, o AVC, a insuficiência renal, etc. Nesta fase, as lesões vasculares são irreversíveis sendo, por isso, tão importante a prevenção.

 

Nas fases iniciais, a pessoa desconhece, habitualmente, a sua hipertensão e vão-se desenvolvendo alterações características nos pequenos vasos sanguíneos do nosso organismo.

 

Porque é tão importante neste caso o exame oftalmológico?

 

O exame do fundo ocular é a única forma de se observarem diretamente esses pequenos vasos.

 

Com frequência, surgem, na nossa clínica, pacientes que desconheciam a sua hipertensão e que, através do exame oftalmológico, passaram a tomar consciência de que têm valores alterados da sua tensão arterial. Desta forma, começaram a fazer a devida prevenção corrigindo este e outros fatores de risco cardiovasculares.

 

O importante é não deixar que haja um envelhecimento acelerado dos vasos sanguíneos, e o exame do fundo ocular é uma forma sensível e fácil de monitorizar essas alterações.

 

Neste momento, a Oftalmocenter, através dos seus especialistas, colabora com o Departamento de Engenharia da  Universidade do Minho na realização de estudos que possam levar a uma deteção, o mais precoce possível, das alterações subtis que vão sendo observáveis na retina. Como exemplo desse atividade, nomeamos um dos trabalhos já publicados, cujo título é: “Multi-surface segmentation of OCT images with AMD using sparse high order potentials”.
A importância da observação do fundo ocular, como forma de detetar e diagnosticar diversas doenças, está bem ilustrada numa das publicações levadas a cabo pelo Dr. Luís Gonçalves. Trata-se de um livro que tem como título: “Oftalmoscopia – Manual Prático”.

As anomalias vasculares provocadas pela hipertensão podem ser detetadas, precocemente, no exame oftalmológico realizado nos nossos serviços com um dos  nossos especialistas, podendo, desta forma, prevenir doenças cardiovasculares futuras.

 

Proteja os seus olhos e, através deles, proteja também a sua saúde!