Eclipse Solar, cuidado com os seus olhos!

Para que a contemplação de um dos mais belos fenómenos astronómicos não se traduza em danos irreversíveis na visão deverá ter em conta alguns procedimentos de segurança.

A observação solar acarreta sempre riscos. Os danos da observação directa do Sol não se resumem à imediata sensação de ofuscação. A fixação do olhar no Sol acarreta uma queimadura na retina que é habitualmente irreversível. Nunca olhe directamente para o Sol, a não ser com óculos especialmente concebidos para o efeito e homologados pelas autoridades sanitárias. Tenha também em conta que óculos utilizados em ocasiões anteriores, podem estar danificados e não conferir a necessária protecção.

Os óculos apropriados para a observação destes fenómenos podem ser adquiridos em algumas ópticas e /ou farmácias. Devem ser usados por períodos curtos de tempo, colocá-los por baixo dos óculos habituais de ver. Observe o eclipse por períodos curtos e espaçados.

Independentemente da marca ou qualidade das lentes, não utilize óculos de sol vulgares.

Não é aconselhável usar radiografias, películas fotográficas, vidros fumados ou CDs pois não oferecem a protecção adequada e podem tornar-se perigosos para a visão.

Tenha em atenção que, mesmo com grande parte do disco solar ocultado, a quantidade de radiação que chega aos olhos do observador é sempre suficiente para provocar danos.

Se utilizar binóculos, telescópios ou câmaras, empregue filtros apropriados, devidamente acoplados à objectiva ou à extremidade do tubo óptico que recebe a luz, e nunca entre os olhos e as oculares.

Em lojas especializadas poderão ser adquiridos solarscopes (também designados venuscopes), dispositivos de observação solar por projecção, especialmente adequados a contextos didácticos.

Uma opção mais segura consiste em projectar a imagem do Sol numa superfície branca, o que também permite efectuar observações colectivas.

As pessoas com maior risco de sofrer lesões oculares são as que possuem cristalinos mais transparentes (caso dos jovens), as que já foram operadas a cataratas, as que sofrem de retinopatia diabética.
Corre igualmente maior perigo quem está a tomar determinados medicamentos como tetraciclinas (antibiótico) ou quem tem aumento da temperatura corporal por febre ou calor.