Como manter uma visão saudável?

Vigiar periodicamente a tensão arterial ou o colesterol são exemplos de como a prevenção é importante na manutenção da nossa saúde corporal. Para mantermos uma visão saudável é também importante fazermos um despiste periódico de doenças oculares.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e a Academia Americana de Oftalmologia recomendam pelo menos um exame médico aos olhos para os adultos saudáveis entre a puberdade e os 40 anos. Observações mais frequentes são aconselháveis nas crianças em idade pré-escolar, em idosos, em diabéticos e em pessoas com factores de risco para certas doenças oculares.
As crianças devem ser observadas entre os 3 e os 5 anos de idade para despiste de doenças como estrabismo, ambliopia (“olho preguiçoso”) ou erros refractivos.
A partir dos 50 ou 55 anos os exames visam despistar doenças como o glaucoma, as cataratas ou a degenerescência macular.
Os indivíduos de raça negra devem, despistar o glaucoma de 4 em 4 anos a partir dos 20 anos e de 2 em 2 anos a partir dos 40 anos.
Proteger os olhos no dia-a-dia também é importante. Ter cuidados especiais quando se utilizam substâncias químicas (em especial a cal), colas, sprays, pesticidas, etc.. O uso de óculos de protecção é importante, não só nestas situações como em várias outras como alguns trabalhos (rebarbar soldar ou martelar) ou actividades desportivas (ténis, paintball, etc.)